terça-feira, 13 de outubro de 2009

Novidades no que se refere ao TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo)

Colocarei aqui neste artigo, algumas novidades no que se refere a essa doença. Escrevi tempos atrás um artigo sobre o mesmo assunto que, acredito será de extrema importância para todo e qualquer ser humano. Começarei falando aqui sobre alguns temas do livro de uma psiquiatra que achei muito interessante, no sentido de ter que colocar aqui, exatamente para servir de exemplo para muita gente. Começarei com o primeiro tema:
1. A normalidade da imperfeição humana – Todos nós somos “normais” por natureza, ou seja, quero dizer que na nossa sociedade, normalidade é sinônima de imperfeição. Somos “perfeitos” por natureza, no sentido de que ninguém é completamente normal. Todos nós temos uma mania,seja qual for ela,é exatamente a mesma que te impulsionará a viver.
2. Quem pensa demais vira filósofo ou sofre: a questão das obsessões – Estamos acostumados com os dizeres de nossas mães no sentido de que não é bom pensar muito, pois se pensarmos muito, não arranjaremos namorado, e o pior é que acabamos sofrendo mesmo e isso é que desencadeará a futura neurose.
3. TOC – TOC na madeira: nem tudo o que se repete é mania – Temos inúmeras manias, como por exemplo, fazer TOC-TOC na madeira, e isso não são sinônima de neurose, haja vista que por ser um tema bem atual gera muito ciúme,sim,porque no final das contas temos medo da sociedade e isso é um problema muito grave.O que acontece é que temos medo de perder a nossa vaidade,e isso a nossa sociedade não quer admitir.Continuo a dizer que o medo persiste e sempre persistirá.
4. As faces ocultas do pensar e agir: características do TOC – Às vezes encontramo-nos meio que insatisfeitos perante a vida, justamente pelo fato de aceitar o nosso próximo. Se formos mais agressivos, conseguiremos muita coisa nesta vida. A agressividade é o melhor caminho para se chegar aos nossos ideais.
Se possuímos um ideal na vida, devemos brigar por ele até o fim de nossos dias. Não deixemos que ninguém corte o nosso barato. O verdadeiro sonho é aquele que consiste em se lutar verdadeiramente por ele, no sentido de que na vida, nem sempre vamos encontrar tudo em nossas mãos. Temos que admitir que somos diferentes dos outros,não somos como os nossos irmãos.Nunca estaremos completamente à vontade.Sempre terá alguém para menosprezar,humilhar o nosso sonho.Uma das principais características do TOC é e continua a ser os pensamentos repetitivos,os comportamentos repetitivos,enfim,o ser humano é tão burro que em decorrência dessa sua burrice,ele se julga incapaz de dar continuidade à ela,pois acredita em outras pessoas que não tem nada a ver com a história.
5. De onde isso vem?As prováveis causas do TOC – O TOC tem múltiplas causas, como por exemplo, as causas genéticas, ambientais, familiar, enfim, são várias causas que na realidade vão proporcionar o verdadeiro amadurecimento humano.
6. O TOC sob a luz da psicologia evolutiva – O tema nos parece um pouco sofredor, mas não podemos parar não é mesmo?Nós psicólogos somos muito adorados pelos que nos cercam, exatamente porque possuímos um jeito todo especial de ser. Possuímos uma segurança fora do comum, e talvez por isso somos invejados.
Acredito que ainda evoluiremos sim cada vez mais e eu como estudante tenho muita fé que conseguirei levar a psicologia ao seu auge.
Acontece que me encontro numa encruzilhada, numa verdadeira dúvida. Pergunto-me sobre o que fazer. Mas, ao mesmo tempo tenho esperanças em continuar os meus estudos, e nunca parar.
A vida é assim mesmo, temos que dar uma parada e continuar outra vez em algum outro momento. Nunca devemos desistir, sim, porque se desistir-mos seremos verdadeiros burros.
7. Espectro TOC: Este arco-íris tem muito mais de sete cores.
Semelhantes e afins do Transtorno Obsessivo-Compulsivo – Várias doenças encontram-se dentro desse sintoma. Por exemplo:
No pólo compulsivo – TOC, Dismorfofobia, Hipocondria, Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa, Despersonalização, Síndrome de Tourette.
No pólo compulsivo – Jogo patológico, Cleptomania, Escoriações da pele, Compulsão sexual, Tricotilomania e Onicofagia, Compra compulsiva.
8. TOC em crianças: É desde cedo que se deve destorcer o pepino – O TOC é uma doença que pode começar com qualquer idade.
9. O desafio da paz em campo de guerra: A delicada relação TOC x Família x Amigos e Afins – Pessoas portadoras dessa doença costumam dar muito trabalho e acabam dando prejuízo para as suas famílias, amigos e afins. Se o filho sofre, lógico que todos vão sofrer junto também.
10. Cognição, organização e transformação – O TOC interfere na cognição, no sentido de afetar o pensamento. Se afeta o pensamento, afeta a organização, no sentido de fazer com que o sujeito fique altamente desorganizado, cheio de manias. Se ele fica cheio de manias, lógico que haverá grandes transformações. Ele tirará as coisas dos lugares e colocará de novo no mesmo lugar, desligará a TV e ligará de novo, enfim, essas 3 coisas são cruciais quando falamos em TOC.
11. As pequenas manias nossas de cada dia – Todos os dias de nossas vidas somos condicionados a fazer alguma coisa e com isso acabamos nos estressando. Sabemos que o estresse é o grande causador de todo e qualquer tipo de doença.
Na realidade, é velha aquela estória de que quem fica estressado fica isolado do mundo, exatamente por encontrar-se dentro de um quarto. Por encontrar-se isolado, não significa que está sem fazer nada.
Sabemos que na vida, existem muitas coisas que o homem tem que fazer, como por exemplo, estudar, trabalhar, ter filhos, aprender a dirigir, fazer especialização, doutorado...,enfim,ele é meio que pressionado,não é verdade?Mas na vida temos que admitir quem somos, no sentido de levá-la mais à sério.À sério que falo,é que chegará um dia em que será preciso você mostrar quem você realmente é,será preciso mudar de gostos,enfim,será preciso não olhar tanto para trás.
12. Tratamento por merecimento: os medicamentos que ajudam no TOC – Vários medicamentos são utilizados como, por exemplo, os inibidores da Serotonina, antidepressivos como a Imipramina ou a Amitriplilina, o placebo também é utilizado.
Medicamentos como Fluvoxamina, Fluoxetina, Sertralina, Paroxetina e Clomipramina. Tomar água também é indicado e fazer uma boa refeição durante o dia. Os ansiolíticos. No caso dos diabéticos e hipertensos é aconselhável o uso dos anti-hipoglicemiantes orais e anti-hipertensivos. Falar com o seu médico. Fazer terapia comportamental. A monoterapia. Terapia de combinação medicamentosa.
O tempo também ajuda. Pesquisar faz parte para a solução desse problema. O Citalopram e o Escitalopram são ainda utilizados no mercado, exatamente para combater esse mal.
13. O que arde cura: O tratamento psicoterápico do TOC – Quando falamos em psicoterapia, falamos em terapia comportamental, lógico, sempre acompanhado da terapia medicamentosa.
14. Diferenças que somam e multiplicam talentos: A nova ideologia de trabalho – Enfim,já terminando,gostaria de finalizar com um sorriso nos lábios, na esperança de continuar minhas pesquisas e ter fé de que um dia ainda haverá cura total para a doença do TOC.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial