terça-feira, 13 de outubro de 2009

Arte-Terapia

Esse artigo é um artigo bem diferente, no sentido de que em certas épocas de nossas vidas precisamos aprender a fazer alguma coisa de útil, e é essa coisa de útil que nos impulsionará a desenvolver algum trabalho relacionado às artes, por exemplo.
Você poderá ter aprendido a bordar, a fazer seja o que for, é exatamente esse trabalho que te levantará, que te fará uma pessoa especial. Se olharmos para trás, veremos que os nossos antepassados, todos são artistas, talvez até exista uma exceção.
Na realidade existe um enorme preconceito em relação aos artistas na nossa sociedade.
O ciúme em relação a eles é muito grande. A verdade é que precisamos deles, porque são pessoas altamente criativas.
O mundo necessita deles para sobreviver. Temos que admitir, por mais difícil que seja o nosso lado artístico. Não podemos mais nos esconder, ignorando o nosso verdadeiro eu.
Temos que mostrar todos os dias de nossas vidas um pouco de agressividade, não em relação a nós mesmos, mas em relação aos outros. Não podemos mais é ser passivos. A arte um dia vai se chamar alguma outra coisa que não a arte e nós temos que ser mais dinâmicos no sentido de não permitir que isso aconteça. Temos que lutar pelo nosso ideal e não deixar que ninguém se intrometa nele. O passado é o passado, lógico que ele diz muita coisa, mas queria só alertar que para tudo há sim um tempo. Existe o tempo de namorar, o tempo de estudar, o tempo de trabalhar, enfim, existe tempo para tudo na vida. Nem por isso nós devemos nos deixar levar pela cabeça dos homens, deixando que eles tomem conta de suas vidas completamente. Bom, costumo muito fugir do assunto e queria só dizer uma coisa para terminar: A arte-terapia ainda é um método muito utilizado para o estudo de crianças.
Seja qual for o método que o psicólogo utilize, é importante, no sentido de proporcionar uma melhora na sua capacidade cognitiva, lingüística, ele vai estar desenvolvendo ao mesmo tempo a sua coordenação motora,a sua capacidade sensorial,enfim,existem muitos instrumentos que se nós psicólogos pararmos um pouco para pesquisar,veremos inúmeros.O psicólogo que trabalha com a Arte-Terapia,deve preocupar-se muito com três coisas: a sua espiritualidade,a sua introspecção e a sua psicologização.Esse com certeza é um método que tenho muitas esperanças,no sentido de ver crescer cada vez mais,haja vista que lida com crianças,adolescentes e adultos.Lógico que mexer com essas três espécies de pessoas,é algo muito difícil.O adolescente ainda hoje é menosprezado em decorrência do fato de ser altamente rebelde,mas acredito que não podemos super-valorizar ele,pois ainda existe as duas outras espécies.Devemos deixar esse preconceito de lado e vê que todos nós somos crianças mesmo,acabamos por regredir mesmo.Acredito que o que mais falta para o ser humano é admitir a sua aparência.Como falei anteriormente,se admitir é um pouco difícil,principalmente se você for artista,pois existe muito pouco espaço para as artes no Brasil.Acredito que o artista não é aquele que fica eternamente preso em um só lugar,ele tem que viajar muito,conhecer vários locais que não exclusivamente o Brasil.Estamos muito mal acostumados.Devemos sonhar muito alto e realizar,lógico.Creio que agir ainda seja o melhor remédio.Temos que ser muito objetivos,sempre.Não podemos mais refletir e sim agir.
Devemos deixar um pouco de lado a nossa eterna maneira de ser muito racionais. Para finalizar, gostaria de dizer que temos que ousar mais,seja provocante, sensual,libere os seus instintos e viva feliz.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial